Luciana
Sorriso
sábado, 21 de maio de 2016
Expressões faciais
Aqui disponibilizo expressões
faciais para trabalhar com sentimentos. No projeto Identidade quando falamos do
corpo e do “Eu”, precisamos estar atento que a criança tem um dia feliz, ou
triste e assim por diante, pois ela tem sentimentos e nós professores
precisamos perceber isso.
FELIZ
MEDO
SATISFEITO
SURPRESO
SÉRIO
ADMIRADO
ALEGRE
ASSUSTADO
BRAVO
TRISTE
Luciana
Sorriso
Sentimentos - Identidade
Segunda-feira
07/03
Rotina: Bom dia
e boa tarde e músicas.
O que te deixa FELIZ?
Deixar que as
crianças falem...
Para iniciarmos a
conversa vamos falar sobre os sentimentos?
Tem dias que estamos felizes, outros tristes e assim por diante.
Agora, vou contar uma
história bem legal. Livro: “Todo Mundo
Fica Triste...” A história de Lucas e Ana que ficaram tristes por algum motivo
que vamos descobrir juntos.
Descobrir se alguém
algum dia ficou triste e porquê. Relatar e escrever com eles no canson.
1ª Atividade: Complete
o rosto do Lucas e da Ana na folha. Eles estão tristes.
Lanche/ higiene
Inglês
EDUCAÇÃO FÍSICA
PARQUE
Mostrar no computador
slide as expressões faciais. Pedir que cada criança imite.
2° Atividade: Mesas
diversificadas:
Mesa 3: Agora, cada
um vai desenhar como está se sentindo hoje e pintar a carinha correspondente.
Mesa 1: Jogos dos
números
Mesa 2: Massinha
Saída
Terça
-feira 08/03
Rotina: Bom dia
e boa tarde e músicas.
Conversar sobre o Dia
da Mulher, tivemos uma Brasileira muito importante que era a Gisele Bunchen.
Ela desfilava e sempre foi muito bonita. Mostrar fotos dela na internet.
DIA INTERNACIONAL DA
MULHER. Preparar um flor linda para a mamãe.
Fazer a escrita
coletiva da palavra MULHER usando palitos. Coletivo na rodinha.
Na rodinha vamos
colocar no tapete as letras móveis do alfabeto. Pedir que cada um pegue a sua e
soletre. Sempre falando alto para que o outro amigo possa ouvir.
1° Atividade: Pinte
a primeira letra do meu nome.
Lanche/ higiene
Inglês
PARQUE
Vamos continuar falando de coisas felizes? Hoje
vou contar a história do Livro: “Todo Mundo Fica Feliz...”
Pedir que cada um diga “Como se sentem...” E
contar a história da Júlia do livro onde ela ama festa de aniversário e fica
muito feliz com isso.
Aproveitar o Nome JÚLIA para falar da primeira
letra com todos. Vamos conhecer cada letra do alfabeto com ela.
2° Atividade: Escreva seu nome e cole um palito
para cada letra.
Saída
Quarta
-feira 09/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
Hoje vamos continuar
FELIZES. Que tal se fizéssemos uma festa de aniversário Igualzinha a do livro? Só
que faremos ess festa para os bonecos e bonecas. Só que teremos que fazer os
preparativos. No livro Júlia Confecciona seu próprio convite. Cada aluno deverá
fazer o seu e nomeá-lo para levar para a mamãe ver.
1° Atividade: Fazer
os convites com as crianças. Cada criança deverá desenhar seu boneco e boneca e
dizer para nós professoras o nome.
Na rodinha vamos
trabalhar o calendário de forma ampla.
DATA (CALENDÁRIO)
LOCAL
( ENDEREÇO )
HORA (RELÓGIO – DO
LANCHE)
Poderíamos aproveitar
para marcar por mês o aniversário de cada um em um calendário grande para expor
na sala.
(Faremos com
cupcakes).
Lanche/ higiene
Inglês
Música
Lembram que quando
fazemos aniversário tem que ter bolo e vela. Vamos relembrar quantos anos
temos. Com as fichas móveis numérica pedir que cada criança pegue a sua idade.
No final vamos tentar colocar os números até 5 em ordem.
2° Atividade: Quais os números que estão faltando na
sequência.
TRABALHO DE
CASA: Você fica feliz quando?
Saída
Quinta-feira
10/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
Obs: Pedir aos Pais no convite que mandem uns
salgadinhos e sucos para a nossa festa. Confeccionar com as crianças a faixa de
FELIZ aniversário e o nome de cada um. A criança deverá trazer uma fantasia.
Não esquecer de enfatizar que isto nos deixa muito
FELIZ!
1° Atividade:
Conte quantas crianças tem abaixo felizes e brincando.
Lanche/ higiene
Inglês
Natação
2° Atividade:
Complete as letras que faltam do alfabeto
Educação Física
Saída
Obs: No bilhete enfatizar que tragam lanche
caprichado para dividir e bebida individual.
Sexta-feira
11/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
Vamos preparar o bolo com eles. Levarei bolo puro
de padaria e cobertura de chocolate com confete para que eles possam montar.
Arrumação para a festa. Com as crianças vamos
fazer a faixa de FELIZ ANIVERSÁRIO, com letras móveis para que eles nos ajudem
a colar cada uma. Arrumar as cadeiras em volta com eles e as mesas... cada um
pode ficar com alguma tarefa. Vamos combinar as brincadeiras.
1° Atividade:
Vamos brincar de dança das cadeiras na festa?
Lanche/ higiene
Inglês
NATAÇÃO
Saída
Obs: Não esquecer de tirar fotos de todo o
processo e preparativos da festa.
Luciana Sorriso
quinta-feira, 19 de maio de 2016
Conhecimento do Corpo, números e nomes.
Segunda-feira - 29/02
Rotina: Bom
dia e boa tarde e músicas.
Escutar a música da Ana Paula Valadão.
Na rodinha falar de cada detalhe do nosso corpo, e que somos
parecidos com nossos pais, mas Deus nos fez diferentes, porém amados por ele e
todos lindos. Vamos brincar de mimica onde a professora fará um movimento e
cada um deverá repetir. Colocar a mão no rosto, bater na cabeça...
Mostrara foto deles bebês e pedir que reconheçam. Depois o nome que papai e
mamãe escolheu.
1ª Atividade: Recorte as letras do seu nome e cole abaixo.
Lanche/ higiene
Inglês
Natação
Agora, vamos fazer nossa chamadinha e tentar soletrar cada
letra.
2° Atividade: Encontre seu nome e circule.
Saída
Terça -feira 01/03
Rotina: Bom
dia e boa tarde e músicas.
Para cuidar do nosso corpo precisamos, cuidar da nossa
saúde. Então vamos começar pela boca. Ver o vídeo.
Agora todos irão até o banheiro para escovar seus dentes e
mostrar o que aprendemos.
1° Atividade: As escovas de dente devem ser usadas sempre
após as refeições e quando comemos, assim deixamos os dentes sempre limpinhos e
saudáveis. Conte as escovas de dente e escreva a quantidade abaixo.
Lanche/ higiene
Inglês
Natação
Vamos ver na rodinha os números que já vimos ano passado e
relembrar. Com os números móveis, mostrar um a um, pedindo que repitam. Agora
vamos correlacionar a quantidade de tampinhas de refrigerante.
Mostrar o livro “A turma dos Números”
2°
Atividade: Fazer o numeral “O” (zero) com cola colorida de amarelo.
Saída
Quarta -feira 02/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e
músicas. :
Mostrar o vídeo das cores, mas apenas mostrando as cores
primárias.
Até as cores podem fazer amizades. Pedir que cada
criança pegue uma cor de objetos deixado no centro da rodinha, até que todos
peguem e relembrem as cores.
1° Atividade: Agora vamos fazer o numeral “1”
(um) com a cor azul de bolinha de papel crepom.
Lanche/
higiene
Inglês
Música
Música
da Xuxa “Cabeça, ombro joelho e pé”, Pedir que percebam as diferentes nas cores
do cabelo e dos olhos. Fazer uma lista de quem tem cabeços loiros,
castanhos e pretos e outra com as cores dos olhos.
2° Atividade: No canson pedir que uma criança deite
para que possamos desenhá-la.
Trabalho de casa: Pintar conforme o pedido. Olhos, cabelos e
brinquedos preferido.
Saída
Quinta-feira 03/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e
músicas.
No
parquinho temos umas almofadas numéricas. Pedir que cada criança sente em uma.
Depois cada uma deverá falar o número que sentou. Mudar até que brinquem
bastante.
1°
Atividade: Numeral “2” (dois) de tinta guache vermelha.
Lanche/
higiene
Inglês
Natação
Educação
Física
Saída
Sexta-feira 04/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e
músicas.
Na
rodinha pedir que fechem os olhos e colocar os números em ordem. Tirar um
numeral e pedir que descubram até que todos tenham ido.
1°
Atividade: Complete a sequência baixo com os numerais.
Lanche/
higiene
Inglês
Atividade
livre no parque.
Saída
Luciana
Sorriso
Identidade - Quem sou eu?
Terça
-feira 23/02
Rotina: Bom dia
e boa tarde e músicas.
1° Atividade: Vamos
até a Mini-Cidade.
Lanche/ higiene
Inglês
Natação
2° Atividade: Na rodinha darei tampinhas de
refrigerantes para eles brincarem... depois perguntarei se podemos usar essas
mesmas tampinhas para contar?
Pedir que cada
criança diga quantos anos têm e pegue a quantidade de tampinha. Ao ir pra mesa
eles deverão realizar a atividade de colocar as velas no bolo e o numeral da
idade.
Atividade: Eu tenho _____ anos.
Saída
Quarta
-feira 24/02
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
:
1° Atividade:
Quando falamos de
Identidade, falamos do que cada um gosta de fazer, como cada um é. Então na
rodinha pediremos que eles falem o que mais gostam de fazer... Podemos anotar
no canson e cada criança poderá desenhar em um papel para colar ao lado.
Lanche/ higiene
Inglês
Música
2° Atividade: Vamos fazer nossos combinados? Perguntar a
eles o que eles acham que podemos fazer na escola e na sala e o que não podemos
fazer.
Mostrar figuras no
computador... e ir escrevendo com eles no canson.
Saída
Quinta-feira
25/02
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
Vamos levar as
crianças para a quadra ou campo para brincar de bambolê. Dentro de cada bambolê
colocaremos alguns nomes. Cada criança deverá procurar seu nome e ficar dentro
do bambolê com seu nome na mão.
Contar e anotar com
eles no campo quantos tem em cada bambolê.
1° Atividade:
Na sala vamos achar o nome na folha.
Lanche/ higiene
Inglês
Natação
Educação Física
Saída
Sexta-feira
26/02
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
Na rodinha vamos
colocar os nomes no meio no tapete. Pedirei um por um, para que pegue seu nome
e segure. Depois que todos pegarem pedir que eles falem a primeira letra do
nome.
1° Atividade:
Será que eles conseguem achar agora a primeira letra do nome espalhada
pela escola e nomeá-la.
Lanche/ higiene
Inglês
Saída
Luciana Sorriso
Números
Quando a criança
entra na escola sempre perguntam depois do nome. Quantos anos você tem? Eles
começam a contar e dizem que sabem os números, mas na verdade contam
mecanicamente. Para ajudá-los nesse processo é na Educação Infantil que esses
números devem ser bem trabalhados. Com opções lúdicas, brincadeiras
inserindo-os no dia-a-dia.
É importante tornar a
prática da contagem no dia-a-dia, com pequenas coisas. Objetos deles como brinquedos
e materiais de sala de aula.
Aqui abaixo seguem alguns
para serem trabalhados nas atividades ou até mesmo fixados na parede para
contagem rápida e visualização.
Luciana Sorriso
Assinar:
Postagens (Atom)