sábado, 21 de maio de 2016

Atividades de sentimentos









Luciana Sorriso


Expressões faciais

Aqui disponibilizo expressões faciais para trabalhar com sentimentos. No projeto Identidade quando falamos do corpo e do “Eu”, precisamos estar atento que a criança tem um dia feliz, ou triste e assim por diante, pois ela tem sentimentos e nós professores precisamos perceber isso. 
FELIZ


MEDO

SATISFEITO

SURPRESO

SÉRIO

ADMIRADO

ALEGRE

ASSUSTADO

BRAVO

TRISTE

Luciana Sorriso




Sentimentos - Identidade

Segunda-feira 07/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

O que te deixa FELIZ?
Deixar que as crianças falem...
Para iniciarmos a conversa vamos falar sobre os sentimentos?  Tem dias que estamos felizes, outros tristes e assim por diante.
Agora, vou contar uma história bem legal.  Livro: “Todo Mundo Fica Triste...” A história de Lucas e Ana que ficaram tristes por algum motivo que vamos descobrir juntos.
Descobrir se alguém algum dia ficou triste e porquê. Relatar e escrever com eles no canson.
1ª Atividade: Complete o rosto do Lucas e da Ana na folha. Eles estão tristes.

Lanche/ higiene
Inglês
EDUCAÇÃO FÍSICA
PARQUE

Mostrar no computador slide as expressões faciais. Pedir que cada criança imite.

2° Atividade: Mesas diversificadas:
Mesa 3: Agora, cada um vai desenhar como está se sentindo hoje e pintar a carinha correspondente.
Mesa 1: Jogos dos números
Mesa 2: Massinha

Saída
Terça -feira 08/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Conversar sobre o Dia da Mulher, tivemos uma Brasileira muito importante que era a Gisele Bunchen. Ela desfilava e sempre foi muito bonita. Mostrar fotos dela na internet.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Preparar um flor linda para a mamãe.
Fazer a escrita coletiva da palavra MULHER usando palitos. Coletivo na rodinha.
Na rodinha vamos colocar no tapete as letras móveis do alfabeto. Pedir que cada um pegue a sua e soletre. Sempre falando alto para que o outro amigo possa ouvir.
1° Atividade:  Pinte a primeira letra do meu nome.

Lanche/ higiene
Inglês
PARQUE

Vamos continuar falando de coisas felizes? Hoje vou contar a história do Livro: “Todo Mundo Fica Feliz...”
Pedir que cada um diga “Como se sentem...” E contar a história da Júlia do livro onde ela ama festa de aniversário e fica muito feliz com isso.
Aproveitar o Nome JÚLIA para falar da primeira letra com todos. Vamos conhecer cada letra do alfabeto com ela.
2° Atividade: Escreva seu nome e cole um palito para cada letra.

Saída

Quarta -feira 09/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas. 

Hoje vamos continuar FELIZES. Que tal se fizéssemos uma festa de aniversário Igualzinha a do livro? Só que faremos ess festa para os bonecos e bonecas. Só que teremos que fazer os preparativos. No livro Júlia Confecciona seu próprio convite. Cada aluno deverá fazer o seu e nomeá-lo para levar para a mamãe ver.
1° Atividade:   Fazer os convites com as crianças. Cada criança deverá desenhar seu boneco e boneca e dizer para nós professoras o nome.
Na rodinha vamos trabalhar o calendário de forma ampla.

DATA  (CALENDÁRIO)
 LOCAL   ( ENDEREÇO )
HORA (RELÓGIO – DO LANCHE)

Poderíamos aproveitar para marcar por mês o aniversário de cada um em um calendário grande para expor na sala.
(Faremos com cupcakes).

Lanche/ higiene
Inglês
Música

Lembram que quando fazemos aniversário tem que ter bolo e vela. Vamos relembrar quantos anos temos. Com as fichas móveis numérica pedir que cada criança pegue a sua idade. No final vamos tentar colocar os números até 5 em ordem.
2° Atividade:  Quais os números que estão faltando na sequência.

TRABALHO DE CASA:  Você fica feliz quando?

Saída
Quinta-feira 10/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Obs: Pedir aos Pais no convite que mandem uns salgadinhos e sucos para a nossa festa. Confeccionar com as crianças a faixa de FELIZ aniversário e o nome de cada um. A criança deverá trazer uma fantasia.
Não esquecer de enfatizar que isto nos deixa muito FELIZ!
1° Atividade:  Conte quantas crianças tem abaixo felizes e brincando.

Lanche/ higiene
Inglês
Natação

2° Atividade:  Complete as letras que faltam do alfabeto

Educação Física
Saída

Obs: No bilhete enfatizar que tragam lanche caprichado para dividir e bebida individual.
Sexta-feira 11/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Vamos preparar o bolo com eles. Levarei bolo puro de padaria e cobertura de chocolate com confete para que eles possam montar.
Arrumação para a festa. Com as crianças vamos fazer a faixa de FELIZ ANIVERSÁRIO, com letras móveis para que eles nos ajudem a colar cada uma. Arrumar as cadeiras em volta com eles e as mesas... cada um pode ficar com alguma tarefa. Vamos combinar as brincadeiras.
1° Atividade:  Vamos brincar de dança das cadeiras na festa?

Lanche/ higiene
Inglês
NATAÇÃO

Saída

Obs: Não esquecer de tirar fotos de todo o processo e preparativos da festa.

Luciana Sorriso

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Atividades Números e Nomes






Luciana Sorriso

Conhecimento do Corpo, números e nomes.

Segunda-feira - 29/02
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Escutar a música da Ana Paula Valadão.
Na rodinha falar de cada detalhe do nosso corpo, e que somos parecidos com nossos pais, mas Deus nos fez diferentes, porém amados por ele e todos lindos. Vamos brincar de mimica onde a professora fará um movimento e cada um deverá repetir. Colocar a mão no rosto, bater na cabeça...  Mostrara foto deles bebês e pedir que reconheçam. Depois o nome que papai e mamãe escolheu.

1ª Atividade: Recorte as letras do seu nome e cole abaixo.


Lanche/ higiene
Inglês
Natação

Agora, vamos fazer nossa chamadinha e tentar soletrar cada letra.
2° Atividade: Encontre seu nome e circule.


Saída

Terça -feira 01/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Para cuidar do nosso corpo precisamos, cuidar da nossa saúde. Então vamos começar pela boca. Ver o vídeo.
Agora todos irão até o banheiro para escovar seus dentes e mostrar o que aprendemos.

1° Atividade: As escovas de dente devem ser usadas sempre após as refeições e quando comemos, assim deixamos os dentes sempre limpinhos e saudáveis.  Conte as escovas de dente e escreva a quantidade abaixo.


Lanche/ higiene
Inglês
Natação

Vamos ver na rodinha os números que já vimos ano passado e relembrar. Com os números móveis, mostrar um a um, pedindo que repitam. Agora vamos correlacionar a quantidade de tampinhas de refrigerante.
Mostrar o livro “A turma dos Números”

2° Atividade: Fazer o numeral “O” (zero) com cola colorida de amarelo.

Saída

Quarta -feira 02/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas. :

Mostrar o vídeo das cores, mas apenas mostrando as cores primárias.
Até as cores podem fazer amizades.  Pedir que cada criança pegue uma cor de objetos deixado no centro da rodinha, até que todos peguem e relembrem as cores.

1° Atividade:   Agora vamos fazer o numeral “1” (um) com a cor azul de bolinha de papel crepom.


Lanche/ higiene
Inglês
Música

Música da Xuxa “Cabeça, ombro joelho e pé”, Pedir que percebam as diferentes nas cores do cabelo e dos olhos.  Fazer uma lista de quem tem cabeços loiros, castanhos e pretos e outra com as cores dos olhos.

2° Atividade:  No canson pedir que uma criança deite para que possamos desenhá-la.

Trabalho de casa: Pintar conforme o pedido. Olhos, cabelos e brinquedos preferido.

Saída
Quinta-feira 03/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

No parquinho temos umas almofadas numéricas. Pedir que cada criança sente em uma. Depois cada uma deverá falar o número que sentou. Mudar até que brinquem bastante.

1° Atividade:  Numeral “2” (dois) de tinta guache vermelha.

Lanche/ higiene
Inglês
Natação
Educação Física
Saída
Sexta-feira 04/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Na rodinha pedir que fechem os olhos e colocar os números em ordem. Tirar um numeral e pedir que descubram até que todos tenham ido.

1° Atividade:  Complete a sequência baixo com os numerais.

Lanche/ higiene
Inglês
Atividade livre no parque.
Saída


Luciana Sorriso


Atividades de Identidade





Luciana Sorriso


Identidade - Quem sou eu?

Terça -feira 23/02

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

1° Atividade:  Vamos até a Mini-Cidade.

Lanche/ higiene
Inglês
Natação
2° Atividade: Na rodinha darei tampinhas de refrigerantes para eles brincarem... depois perguntarei se podemos usar essas mesmas tampinhas para contar?
Pedir que cada criança diga quantos anos têm e pegue a quantidade de tampinha. Ao ir pra mesa eles deverão realizar a atividade de colocar as velas no bolo e o numeral da idade.
Atividade: Eu tenho _____ anos.

Saída

Quarta -feira 24/02

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.
1° Atividade:   
Quando falamos de Identidade, falamos do que cada um gosta de fazer, como cada um é. Então na rodinha pediremos que eles falem o que mais gostam de fazer... Podemos anotar no canson e cada criança poderá desenhar em um papel para colar ao lado.

Lanche/ higiene
Inglês
Música

2° Atividade:  Vamos fazer nossos combinados? Perguntar a eles o que eles acham que podemos fazer na escola e na sala e o que não podemos fazer.
Mostrar figuras no computador... e ir escrevendo com eles no canson.
Saída
Quinta-feira 25/02
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Vamos levar as crianças para a quadra ou campo para brincar de bambolê. Dentro de cada bambolê colocaremos alguns nomes. Cada criança deverá procurar seu nome e ficar dentro do bambolê com seu nome na mão.
Contar e anotar com eles no campo quantos tem em cada bambolê.

1° Atividade:  Na sala vamos achar o nome na folha.

Lanche/ higiene
Inglês
Natação
Educação Física
Saída
Sexta-feira 26/02
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Na rodinha vamos colocar os nomes no meio no tapete. Pedirei um por um, para que pegue seu nome e segure. Depois que todos pegarem pedir que eles falem a primeira letra do nome.
1° Atividade:  Será que eles conseguem achar agora a primeira letra do nome  espalhada pela escola e nomeá-la.

Lanche/ higiene
Inglês

Saída

Luciana Sorriso

Números



Quando a criança entra na escola sempre perguntam depois do nome. Quantos anos você tem? Eles começam a contar e dizem que sabem os números, mas na verdade contam mecanicamente. Para ajudá-los nesse processo é na Educação Infantil que esses números devem ser bem trabalhados. Com opções lúdicas, brincadeiras inserindo-os no dia-a-dia.
É importante tornar a prática da contagem no dia-a-dia, com pequenas coisas. Objetos deles como brinquedos e materiais de sala de aula.

Aqui abaixo seguem alguns para serem trabalhados nas atividades ou até mesmo fixados na parede para contagem rápida e visualização.



















Luciana Sorriso



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...