segunda-feira, 23 de maio de 2016

Atividades - Corpo humano








Luciana Sorriso

Corpo humano - identidade

Segunda-feira 14/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Começaremos brincando e dançando conforme a música da boneca de lata (Xuxa). Em seguida, pedir dois voluntários (um menino e uma menina) para que entrem na roda para que possamos observar quantos olhos, quantos braços e pernas, quantos dedos nas mãos e nos pés.
Comparar as diferenças físicas de cada voluntário e por fim fazer a silhueta corporal do menino e da menina no papel pardo. As demais crianças completarão a silhueta desenhando os olhos (pedir para que reparem o que mais tem nos nossos olhos, como sobrancelhas e cílios, orelhas, boca, nariz e cabelos. Escrever os nomes das partes do corpo conforme a indicação deles. Pedir ajuda quanto a letra inicial de cada palavra.
1ª Atividade: Quebra-cabeça do corpo.

Lanche/ higiene
Inglês
EDUCAÇÃO FÍSICA
PARQUE

Mesa de atividades diversificadas.
2° Atividade: 1 – mesa com massinha e tesoura
                   2 – grafismo
                   3 – manusear revistas e procurar características físicas.

Saída
Terça -feira 15/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Livro A bela e a Fera.
Conversar informal sobre a questão da aparência, como era e como ficou a Fera no final da história, aproveitando para passar valores para as crianças, valorizando também o cuidado que devemos ter com nosso corpo, como a higiene e os demais cuidados para que possamos ficar saudáveis e bonitos do jeitinho de cada um. (Ressaltar a questão do preconceito em relação a aparência.).
1° Atividade:  Encontrar os objetos necessários para ficarmos limpinhos e apresentáveis.

Lanche/ higiene
Inglês
PARQUE

Minicidade – Fazer no camarim do parque “O dia da beleza e spa”. Dividiremos a turma em grupos e funções (massagista com bolinha, cabeleireira, manicure, maquiadora e caixa). No final terão que pagar pelo serviço com dinheiro de brinquedo.
Depois na rodinha fazer uma lista coletiva de “Cuidados com o corpo.”
_ fazer esporte
_tomar banho
_cuidar dos cabelos
_ cortar as unhas
_escovar os dentes
_usar protetor solar
Depois isso pode virar folder simples com o nome do SPA e eles levarão para casa com uma lixa de unha para mamãe.
2° Atividade: Pintura a dedo livre.

Saída: OBS: As crianças saíram com os cabelos enfeitados.

Quarta -feira 16/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Rceberemos a visita do SRº Batata (brinquedo de montar a cabeça, olhos e etc), juntos vamos descobrir a semelhança dos órgãos externos da face dele com a nossa. Cada um montará o Sr Batata.
1° Atividade:   Preencher o rosto com figuras de olhos , boca, nariz...

Lanche/ higiene
Inglês
Música

2° Atividade: Mesas de jogos, grafismo.

TRABALHO DE CASA:  Montar as partes do corpo.
Saída
Quinta-feira 17/03
Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Levaremos para rodinha as fotos das crianças em duas caixas diferentes (uma com as fotos delas bebês e a outra com fotos atuais). Fazer todo aquele suspense na caixa das fotos dos bebês. Pedir que eles olhem e descubram quem é na foto.
1° Atividade:  Linha do tempo: antes, agora e depois.

Lanche/ higiene
Inglês
Natação

Na rodinha vamos olhar as fotos deles agora e o quanto cresceram. Mostrar uma fita métrica, dizendo para que serve. Medir cada um com uma barbante e relembrar suas medidas, colocando-as na parede para vermos quem é o maior, menor da turma.
2° Atividade:  Pesquisar em revistas a palavra CORPO.

Educação Física
Saída
Sexta-feira 18/03

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Montar na rodinha com letras móveis o nome de cada um. Valorizar suas tentativas e seus resultados.
1° Atividade:  Escrita do nome e contagem das letras.

Lanche/ higiene
Inglês
NATAÇÃO
2° Atividade:  Ligar o nome à quantidade de letras que ele tem.


Saída



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...